sábado, 16 de dezembro de 2017

FORMAÇÕES: ENTRE ALTOS E BAIXOS, O CONHECIMENTO


As formações realizadas nas duas Escolas nas quais eu sou responsável pela formação docente, puderam me proporcionar algumas boas experiências e alguns conflitos, pois em alguns casos encontrei uma resistência grande por parte dos professores em realizar as atividades propostas para o portfólio, visto que o cronograma de inicio das formações entrou em conflito com datas de entrega de relatórios e reunião de pais nas escolas.
Ou seja, num primeiro momento o PNAIC foi recebido com muitas criticas e desconfiança por parte do corpo docente, Alguns questionaram por achar que o Pacto é mais uma falácia de especialistas que não consideram a realidade das salas de aula, por outro lado, muitos professores enxergaram no mesmo uma oportunidade de mostrar os trabalhos que estão sendo realizados no espaço escolar por eles, mostrando que os professores são mais capazes de pensar em seus projetos do que fazem supor. 
Algumas experiências mostraram com clareza que os professores da rede estão muito preocupados em realizar práticas efetivas e conscientes, que veem na ludicidade a principal ferramenta para o desenvolvimento de saberes nos alunos. As atividades matemáticas apresentadas, envolviam de jogos a projetos com literatura para o treino de habilidades de resolução de problemas. Logo, podemos ver que os professores estão caminhando de maneira correta e já coerente com o pacto mesmo não tendo ideia deste fato.
Mesmo com alguns conflitos, avalio que os encontros foram bons e produtivos para um primeiro momento, afinal, até a negação de alguns professores em realizar as atividades, nos faz refletir sobre como posso melhorar a minha prática enquanto formadora, e por onde começar a trazer colaborações que sejam coerentes com as práticas docentes do município. 
Diante de tropeços e improvisos, mesmo com os conflitos de calendário do município com as formações, creio que este inicio do Pacto serviu para dar  um horizonte das necessidades que cada escola possui, que a leitura das atividades, junto ao trabalho com os demais livros ira garantir efetiva qualidade em nossos trabalhos futuros.
Que esse seja um caminho com pedras em seu meio, mas que essa pedras não sejam obstáculos, apenas direcionamentos para futuras práticas de efetivo sucesso para a alfabetização de nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMAÇÕES: ENTRE ALTOS E BAIXOS, O CONHECIMENTO

As formações realizadas nas duas Escolas nas quais eu sou responsável pela formação docente, puderam me proporcionar algumas boas experiê...