MATERIAL PNAIC - Educação Infantil

ENSINO INFANTIL - “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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CADERNOS DE FORMAÇÃO

PNAIC   DA   EDUCAÇÃO   INFANTIL    -   CADERNOS

A Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil está constituída de oito cadernos compostos por três unidades temáticas cada um. 
Os textos foram  escritos por diferentes autores, o que permite ampliar o diálogo sobre teorias e práticas que informam e dão concretude ao trabalho docente.
   CADERNO DE APRESENTAÇÃO:  Este é o Caderno que apresenta o material didático-pedagógico.
• Inicia com uma carta na qual nos convida para que juntos possamos conhecer as crianças e sua relação com a linguagem verbal, na certeza de que não “voltaremos para casa com a mesma bagagem“. 
• Em seguida, apresentamos a organização do leitura e escrita na educação infantil
• Você encontrará também informações sobre os autores, ilustradores e equipe que participou das diferentes atividades desenvolvidas pelo Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil.
CADERNO 1 - SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: reflete sobre as relações entre docência, linguagem e cultura escrita na Educação Infantil. 
Unidade 1 – “Docência e formação cultural” – discutimos o conceito de formação cultural como experiência de expansão de percepções do mundo e ampliação de ações no cotidiano.
Unidade 2 – “Docência na Educação Infantil: contextos e práticas” – discutiremos as especificidades da docência na Educação Infantil. 
Unidade 3– “Leitura literária entre professoras e crianças” – destaca a relevância da literatura para a ampliação das experiências humanas, para a formação do professor e para o trabalho docente na Educação Infantil. 
CADERNO 2  -  SER CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFÂNCIA E LINGUAGEM:
Este caderno é sobre infância, linguagem e cultura. 
Unidade 1 – Infância e linguagem - esperamos que você compreenda o quando afeto e conhecimento se entrecruzam e determinam a qualidade das interações das crianças entre si e delas com os adultos. Elementos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem. 
Unidade 2 – Infância e produção cultural – o convite é para pensar sobre os usos que as crianças fazem da produção cultural (literatura, música, dança, teatro, cinema, televisão, brinquedos, etc.) e das diferentes formas de mídia.
Unidade 3 – Desenvolvimento cultural da criança onde vamos refletir sobre como as crianças apropriam-se da cultura no mundo contemporâneo, atribuem significados a esse mundo e constroem uma cultura específica.
CADERNO 3 - LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES: continuamos às discussões sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil. 
Unidade 1: “Criança e cultura escrita”, discutiremos o conceito de cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica da Educação Infantil. 
Unidade 2, “Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e interrelações”, analisaremos as relações linguísticas, sociais e culturais entre oralidade e escrita, observando suas aproximações e afastamentos, nos ajudando a refletir sobre a vida das crianças e sobre atividades do cotidiano. 
Unidade 3, “Criança, linguagem oral e linguagem escrita: modos de apropriação”, a reflexão é sobre os modos de participação das pessoas na cultura, da apropriação das práticas sociais e suas relações com os contextos de educação formal.
CADERNO 4 - BEBÊS COMO LEITORES E AUTORES: Neste Caderno buscaremos conhecer melhor os bebês e sua relação com uma cultura marcada pela linguagem escrita.
Unidade 1 – Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso –, te convidamos a refletir sobre uma concepção de leitura que vai além da leitura de textos. Os bebês nos ajudam a materializar o que Paulo Freire nos ensinou: a leitura de mundo precede a leitura das palavras. 
Unidade 2 – Bebês, interações e linguagem –, evidencia-se o papel do adulto na interação com o bebê. 
Unidade 3 – Brincar, cantar, narrar: os bebês como autores , vocês serão convidadas a tecer novas relações entre a brincadeira, a narração e a leitura, compreendendo a afetividade como laço que une o cuidar ao educar.
CADERNO 5 - CRIANÇAS COMO LEITORES E AUTORES: Neste caderno, buscamos mostrar que práticas significativas e dialógicas podem se constituir em situações desafiadoras que apoiam as crianças nas suas análises e reflexões sobre a linguagem escrita. 
Unidade 1- “Leitura e escrita na Educação Infantil: concepções e implicações pedagógicas”, discutimos alguns pressupostos para se pensar a leitura e a escrita numa perspectiva dialógico discursiva.
Unidade 2- “As crianças e as práticas de leitura e escrita”, argumentamos sobre a importância da produção das crianças e apresentamos possibilidades de trabalho junto às crianças de 4 e 5 anos. 
Unidade 3- “As crianças e os livros”, refletimos sobre livros e leituras na Educação Infantil, dando elementos para a escolha de livros a serem lidos com e para as crianças.
CADERNO 6 - CURRÍCULO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Este Caderno pretende mostrar como é possível desenvolver experiências curriculares de qualidade, com o foco na ação das crianças, a partir de diferentes linguagens. 
Unidade 1 – Currículo e Educação Infantil – são apresentados e discutidos os pressupostos teóricos e as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e, a partir deles,  propõe-se uma reflexão sobre as práticas pedagógicas conduzidas no cotidiano. 
Unidade 2 – Observar, registrar, planejar e agir – destaca-se a importância de planejar, discutir e analisar práticas de observação, documentação e organização do trabalho voltadas para os bebês e para as demais crianças de até seis anos. 
Unidade 3 – Avaliação e Educação Infantil – discutem-se os objetivos da avaliação na Educação Infantil, à luz de situações concretas, do cotidiano e de práticas de avaliação
CADERNO 7 - LIVROS INFANTIS: ACERVOS, ESPAÇOS E MEDIAÇÕES: Este caderno, apresenta a política pública de leitura e de distribuição de livros e apoiar o desenvolvimento de atividades e de situações de aprendizagem que contribuam para a formação literária das crianças. 
Unidade 1 – Livros infantis: critérios de seleção – as contribuições do PNBE, você conhecerá a trajetória das políticas públicas do livro e da leitura, nos últimos anos
Unidade 2 – E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura – vamos conhecer e poder explorar o acervo do PNBE.
Unidade 3 – Os espaços do livro nas instituições de Educação Infantil – , vamos aprender formas de organização e de utilização de diferentes espaços do livro e da leitura dentro das instituições de Educação Infantil, explorando adequadamente a potencialidade dos atos de leitura.
CADERNO 8 - DIÁLOGO COM AS FAMÍLIAS: A LEITURA DENTRO E FORA DA ESCOLA: Este Caderno irá refletir sobre a relação entre as famílias e as profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil, apresentaremos propostas para a formação de pais e crianças leitores
•  Unidade 1 – “Aprender a ler e a escrever: as expectativas das famílias e da escola” –, vamos refletir sobre as famílias na contemporaneidade, bem como sobre as esperanças que depositam na educação de seus filhos, desde bem pequenos. 
Unidade 2 – “Literatura e famílias: interações possíveis na Educação Infantil” –,retornaremos  o mundo da literatura e suas inúmeras possibilidades na formação do ser humano, propondo maneiras de a literatura tornar-se um caminho promissor para o encontro tão necessário entre famílias e instituições educativas. 
Unidade 3 -  Leitura e escrita: conquistas e desafios para a formação continuada, finalizando nossa jornada neste Curso, convidamos para a reflexão sobre o processo vivenciado

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