Foto: Acervo Próprio
Por Leticia Brito
Nosso
primeiro encontro presencial, foi na Diretoria de Ensino de Diadema, no dia 28
de Novembro de 2017, dás 08h00 às 16h00.
Foi um
dia tranquilo com boas reflexões sobre criança, infância, direitos educacionais
das crianças e o papel da educação infantil para a formação de leitores. Todas
as discussões teóricas levantadas de forma leve e direta, fizeram com que a
manhã passasse em ritmo tranquilo e o diálogo fosse extremamente proveitoso.
Discutir
sobre identidade docente foi um excelente início de diálogo, visto que é de
extrema importância que o professor consiga se enxergar como um dos atores principais
que podem agir para a efetiva alfabetização dos alunos, afinal, ao passo que o
professor consegue compreender quais foram os caminhos que o ligaram ao seu
fazer docente, o mesmo também começa a pensar na sua prática e como pode
melhora-la.
Nota-se
ainda uma certa insegurança em se pensar no papel do PNAIC na Educação
Infantil, visto que tudo o que é novo assusta, creio ser uma etapa extremamente
normal para o início de discussões. Falta-nos ainda o saber fazer a ligação
natural entre os campos de experiência e não os dividir em áreas separadas.
Falta pensar que alfabetização é uma construção que tem sim seu inicio na
educação infantil, mas de forma mais global.
Como
sugestões, creio que apenas precisamos nos familiarizar com todo o conteúdo que
as matérias nos dispõem, visto que são textos ricos para exploração, além de
pensar em cronogramas que não interfiram na realidade regional das cidades que
adotaram o pacto.
Mais inícios
são assim mesmo, se um dia quando estávamos aprendendo a andar caíamos, que dirá
no inicio de uma formação tão significativa quanto a do PNAIC não iriamos nos
assustar. Que no meio de tanta grandeza, possamos fazer a diferença para nossas
regiões.
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