quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Formadora em Formação


Foto: Acervo Próprio

Por Leticia Brito


Nosso primeiro encontro presencial, foi na Diretoria de Ensino de Diadema, no dia 28 de Novembro de 2017, dás 08h00 às 16h00. 
Foi um dia tranquilo com boas reflexões sobre criança, infância, direitos educacionais das crianças e o papel da educação infantil para a formação de leitores. Todas as discussões teóricas levantadas de forma leve e direta, fizeram com que a manhã passasse em ritmo tranquilo e o diálogo fosse extremamente proveitoso.
Discutir sobre identidade docente foi um excelente início de diálogo, visto que é de extrema importância que o professor consiga se enxergar como um dos atores principais que podem agir para a efetiva alfabetização dos alunos, afinal, ao passo que o professor consegue compreender quais foram os caminhos que o ligaram ao seu fazer docente, o mesmo também começa a pensar na sua prática e como pode melhora-la. 
Nota-se ainda uma certa insegurança em se pensar no papel do PNAIC na Educação Infantil, visto que tudo o que é novo assusta, creio ser uma etapa extremamente normal para o início de discussões. Falta-nos ainda o saber fazer a ligação natural entre os campos de experiência e não os dividir em áreas separadas. Falta pensar que alfabetização é uma construção que tem sim seu inicio na educação infantil, mas de forma mais global.
Como sugestões, creio que apenas precisamos nos familiarizar com todo o conteúdo que as matérias nos dispõem, visto que são textos ricos para exploração, além de pensar em cronogramas que não interfiram na realidade regional das cidades que adotaram o pacto. 
Mais inícios são assim mesmo, se um dia quando estávamos aprendendo a andar caíamos, que dirá no inicio de uma formação tão significativa quanto a do PNAIC não iriamos nos assustar. Que no meio de tanta grandeza, possamos fazer a diferença para nossas regiões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMAÇÕES: ENTRE ALTOS E BAIXOS, O CONHECIMENTO

As formações realizadas nas duas Escolas nas quais eu sou responsável pela formação docente, puderam me proporcionar algumas boas experiê...