quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MEU EU DOCENTE

Foto: Acervo Próprio

Meu nome é Leticia dos Santos Brito, sou Professora Mestra em Educação e Pedagoga, trabalho apenas meses há 8 meses como professora de educação infantil, antes disso tenho experiência adquirida nos anos de estágio, estes que fiz dentro de programas educacionais como o Ler e Escrever e Diadema Mais Educação, foram experiências riquíssimas para o meu crescimento profissional em sala. Por ter ingressado no mestrado logo no primeiro ano após graduada, obtive experiência com docência do ensino superior, tendo trabalhado como professora assistente na Universidade Metodista e como Tutora Eletrônica na Universidade Paulista (UNIP). Mas admito que, mesmo com essa experiência diversificada, ainda sim vi na possibilidade de participar como formadora do local do PNAIC uma oportunidade preciosa de aprendizagem e crescimento profissional, pois apenas estar dentro deste programa já me faz vislumbrar o futuro profissional que sempre planejei, pois quando escolhi iniciar o mestrado não foi para voltar meu trabalho apenas para o ensino superior, mas pela preocupação em voltar para educação infantil melhor preparada para garantir melhor formação aos meus alunos no inicio de suas vidas escolares.
Quando lembro do meu eu criança, que tanto dificuldade teve para se alfabetizar, o meu eu docente só tem o desejo de fazer as crianças adquirirem a confiança em si que em mim teve de ser construída depois de uma repetência e muito sofrimento para entender aquele mar de letras desconexas em minha mente.
Pensando um pouco no caderno 0 e como a profissão docente foi se construindo ao longo da história, gosto de pensar que eu sou docente porque tenho empatia o suficiente para não desejar que nenhuma criança sinta o desencorajamento que um dia eu senti e a descrença em mim mesma mesmo em tenra idade, 
Espero fazer o melhor possível para que, através do diálogo e estudos sistematizados, consiga auxiliar os professores na construção de práticas que possam levantar e encorajar pessoas, não em práticas que as façam  nossos alunos se tornarem futura margem estatística esperada de insucessos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMAÇÕES: ENTRE ALTOS E BAIXOS, O CONHECIMENTO

As formações realizadas nas duas Escolas nas quais eu sou responsável pela formação docente, puderam me proporcionar algumas boas experiê...