O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa1 é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. (BRASIL,pág.3,2017)
Neste ano de 2017, após análises das avaliações anteriores do ANA, e tendo as escolas de modo geral atingido um baixo rendimento em Língua Portuguesa e Matemática, mesmo em estados com melhores indicadores, não conseguimos nos aproximar do cumprimento da meta de alfabetizar plenamente as crianças ao final do terceiro ano do ensino fundamental, o MEC (Ministério da Educação) decidiu instaurar algumas mudanças estruturais no Pacto, sendo que as principais foram: As formações ocorrendo obrigatoriamente em horário de HTPC, além da inclusão da Educação Infantil no Pacto, para que, aos 4 anos, já fossem ofertadas possibilidades de leitura e escrita para as crianças.
O QUE O PNAIC ESPERA DO PROFESSOR?
Segundo o documento orientador do PNAIC, a ambição do PNAIC é ver o professor alfabetizador adquirir autonomia no uso competente de estratégias e recursos didáticos que possam permitir com que ele alfabetize efetivamente, independente dos livros e dos materiais escolhidos pela rede ou instituição da qual faz parte.
Neste aspecto, o papel dos gestores e mesmo do formador local será o de apoios os professores e organizar ambientes motivadores para que ocorram praticas de leitura e escrita dentro das escolas.
EM RESUMO:
...a visão de futuro do PNAIC está pautada na sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas; na progressiva autonomia dos educadores para resolver os desafios da sala de aula e para buscar seu próprio desenvolvimento profissional; no envolvimento das instituições formadoras com as escolas da rede pública; no trabalho colaborativo comprometido com os direitos de aprendizagem das crianças; na compreensão da alfabetização como a base para a equidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades educativas. (BRASIL, pág.06,2017)
O QUE O PNAIC ESPERA DO PROFESSOR?
Segundo o documento orientador do PNAIC, a ambição do PNAIC é ver o professor alfabetizador adquirir autonomia no uso competente de estratégias e recursos didáticos que possam permitir com que ele alfabetize efetivamente, independente dos livros e dos materiais escolhidos pela rede ou instituição da qual faz parte.
Neste aspecto, o papel dos gestores e mesmo do formador local será o de apoios os professores e organizar ambientes motivadores para que ocorram praticas de leitura e escrita dentro das escolas.
EM RESUMO:
...a visão de futuro do PNAIC está pautada na sustentabilidade da gestão nas escolas e nas redes públicas; na progressiva autonomia dos educadores para resolver os desafios da sala de aula e para buscar seu próprio desenvolvimento profissional; no envolvimento das instituições formadoras com as escolas da rede pública; no trabalho colaborativo comprometido com os direitos de aprendizagem das crianças; na compreensão da alfabetização como a base para a equidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades educativas. (BRASIL, pág.06,2017)
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